Cuidado com os “falsos” colchões ortopédicos!
Quais os melhores colchões para ter uma boa noite de sono, os mais confortáveis ou os mais duros? Sem dúvida que os melhores colchões que existem no mercado são os colchões ortopédicos e é importante saber identificá-los para não ser enganado/a.
Hoje em dia, há no mercado muitos colchões que são rotulados como ortopédicos. No entanto, muitos deles não são na verdade colchões ortopédicos.
Uns porque são colchões excessivamente duros, por exemplo aqueles colchões que estão à venda no mercado com madeira dentro. Outros porque são colchões muito moles, feitos de espuma barata e vendidos muitas vezes em supermercados.
Colchões muito duros:
Os colchões demasiado rijos, entortam a coluna e podem magoar nos quadris, nos ombros e nas coxas. Um colchão muito duro esforça os músculos, quando estes deveriam estar a repousar
Colchões muito moles:
Os colchões muito macios não dão a sustentação necessária para as partes mais pesadas do corpo, como os quadris, os ombros e as coxas. Em vez de as moldar, afunda-as, contribuindo assim para os desvios na coluna.
O que distingue os colchões ortopédicos verdadeiros dos falsos?
Os colchões ortopédicos verdadeiros, são firmes, mas quando o corpo se encontra a descansar neles, não sente a rigidez, desse modo, permite o descanso das articulações e o alinhamento correcto da coluna vertebral. Todavia, convém ter sempre em conta a posição de dormir que também influencia muito na qualidade do sono.
O melhor colchão ortopédico é aquele que apresenta alguma firmeza, mas não é, nem muito macio nem muito rígido, independentemente do material em que está construído. Num bom colchão ortopédico, todas as curvas do corpo têm apoio e a coluna fica numa posição recta, sem se sentir forçada.
Comprove que o colchão apresenta, no mínimo, 3 cm de espessura na camada de espuma e no máximo 8 cm. Isto fará com que o corpo afunde o necessário nas zonas do quadril e do ombro.
Caso pense comprar um colchão ortopédico, experimente-o antes, deite-se nele, veja se realmente se sente confortável.
Pingback: Colhões baratos | Colchões Ortopédicos